Mundo

Líder da Câmara dos Representantes marca reunião com Trump

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA convidou Trump para uma reunião com a cúpula dos legisladores republicanos na próxima semana


	Pré-candidato republicano à presidência, Donald Trump
 (Rhona Wise / AFP)

Pré-candidato republicano à presidência, Donald Trump (Rhona Wise / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2016 às 18h59.

Washington - O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, convidou nesta sexta-feira o virtual candidato do partido à presidência, Donald Trump, para uma reunião com a cúpula dos legisladores republicanos na próxima semana no Congresso, com o objetivo de unir os correligionários.

A proposta de Ryan consiste em uma primeira reunião privada com Trump e com o presidente do Comitê Nacional do partido, Reince Priebus, na próxima quinta-feira, segundo um comunicado divulgado hoje pelo gabinete do presidente da Câmara dos Representantes.

Depois, Ryan e Trump se reunirão no mesmo dia com os líderes do Partido Republicano, já que ambos concordam com a necessidade de "unificar o partido", acrescenta a nota.

O objetivo de ambos os encontros é "começar uma discussão sobre os princípios republicanos e as ideias que podem ganhar o apoio dos americanos em novembro", informa o comunicado.

Este anúncio chega após Priebus declarar hoje que intermediará entre Trump e o presidente da Câmara dos Representantes, que nesta quinta-feira disse não estar preparado para apoiar o polêmico pré-candidato.

As diferenças ideológicas são notórias entre o magnata nova-iorquino e Ryan, que ocupa o terceiro cargo político mais importante do país, depois da presidência e da vice-presidência.

O presidente da câmara baixa afirmou em entrevista à emissora "CNN" que ainda não está "pronto" para apoiar a candidatura de Trump, o inevitável indicado do Partido Republicano após as desistências dos dois últimos concorrentes, o senador pelo Texas Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich.

Após a arrasadora vitória nas eleições primárias de Indiana, na terça-feira passada, Trump soma 1.047 delegados dos 1.237 necessários para a indicação automática na convenção republicana em julho. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame