Mundo

Licença definitiva de Belo Monte deve sair na sexta, dizem fontes

Uma das fontes do Palácio do Planalto disse que a chance maior é de que a licença saia mesmo no final da semana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 18h05.

Brasília - A licença ambiental de instalação definitiva da hidrelétrica de Belo Monte (PA) deve ser liberada até sexta-feira, dia 27, disseram à Reuters duas fontes a par do assunto.

Uma das fontes, do Palácio do Planalto, disse que a chance maior é de que a licença saia mesmo na sexta-feira.

A outra fonte --da concessionária do projeto Norte Energia, que também falou sob condição de anonimato-- afirmou que nos últimos dias o Ibama solicitou algumas informações adicionais sobre o empreendimento. Os esclarecimentos já foram feitos, disse o interlocutor.

Na semana passada, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Curt Trennepohl, já havia declarado que os técnicos do instituto haviam realizado a última vistoria antes da possível emissão da licença definitiva de Belo Monte. Mas ele não se comprometeu com previsões de prazo para liberação do documento.

Procurado, o Ibama se limitou a informar nesta terça-feira que as análises continuam sendo feitas, sem dar um prazo para a concessão da licença.

Em janeiro, o Ibama liberou uma licença de instalação parcial, que autoriza apenas a execução dos trabalhos iniciais, como a montagem dos canteiros de obras de Belo Monte. Para levar a obra adiante e construir a usina toda, é necessária uma licença de instalação plena.

A usina, a ser construída no rio Xingu, terá potência de 11,2 mil megawatts (MW). O empreendimento é contestado por ambientalistas e comunidades indígenas da região.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaHidrelétricasLicenças ambientaisUsinas

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA