Mundo

Liberais britânicos votarão contra acionamento do Brexit

Líderes do partido pedem uma nova consulta a respeito dos termos de qualquer acordo com líderes da UE

Brexit: líderes partidários poderão votar contra o Brexit caso segundo referendo não seja convocado (Reuters/Toru Hanai)

Brexit: líderes partidários poderão votar contra o Brexit caso segundo referendo não seja convocado (Reuters/Toru Hanai)

R

Reuters

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 11h22.

Londres - O líder do Partido Liberal Democrata do Reino Unido disse nesta sexta-feira que seus parlamentares irão votar contra o acionamento do processo formal de separação da União Europeia, o chamado Brexit, a menos que o governo prometa realizar um segundo referendo sobre o assunto.

Tim Farron, cuja legenda tem oito integrantes na Câmara dos Comuns, vem pedindo há tempos uma nova consulta a respeito dos termos de qualquer acordo com líderes da UE.

Ele disse que agora seu partido irá votar contra a invocação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início à desfiliação, se sua exigência for ignorada.

"Votaríamos contra o Artigo 50 se nossa 'linha vermelha' não for respeitada... que é desejarmos respeitar a vontade do povo, e isso significa que ele precisa dizer o que pensa em um referendo sobre os termos do acordo", disse ele à rádio BBC.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que irá invocar o Artigo 50 antes do final de março próximo, mas na semana passada a Alta Corte de Londres determinou que isso irá exigir a aprovação do Parlamento, uma medida que poderia atrasar ou até desmantelar os planos da premiê.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame