Mundo

Líbano quer explicações do Irã sobre Guarda Revolucionária

O Irã anunciou o envio de membros da guarda ao Líbano e à Síria


	O presidente libanês, Michel Sleiman, em reunião com o líder supremo iraniano o aiatolá Ali Khamenei: esta é a primeira vez que o Líbano faz tal pedido a Teerã
 (AFP)

O presidente libanês, Michel Sleiman, em reunião com o líder supremo iraniano o aiatolá Ali Khamenei: esta é a primeira vez que o Líbano faz tal pedido a Teerã (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 10h24.

Beirute - O presidente libanês, Michel Sleiman, pediu oficialmente nesta segunda-feira explicações do Irã depois do anúncio do envio de membros da Guarda Revolucionária (pasdaran) ao Líbano e à Síria.

"O presidente Sleiman pediu explicações oficiais às autoridades iranianas em um encontro nesta segunda-feira com o embaixador em Beirute, Ghadanfar Rukn Abadi", afirma um comunicado oficial.

Esta é a primeira vez que o Líbano, dividido entre um campo apoiado pela Síria e o Irã, e outro apoiado pelos países ocidentais, faz tal pedido a Teerã.

O Irã é o padrinho político e militar do poderoso partido xiita Hezbollah, membro influente do governo libanês.

A "Força Qods" é a unidade da Guarda Revolucionária responsável pelas operações no exterior, oficiais ou clandestinas. De acordo com analistas ocidentais, possui milhares de membros e é particularmente ativa no Oriente Médio.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIrã - PaísLíbano

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia