Mundo

Leilão da EPE deste ano tem 68 projetos cadastrados

De acordo com informação da EPE, do total de empreendimentos cadastrados, 30 são usinas termelétricas a biomassa, das quais 13 estão localizadas em São Paulo


	Energia: as termelétricas a carvão totalizam quatro, enquanto as térmicas a gás natural somam apenas dois projetos.
 (Getty Images)

Energia: as termelétricas a carvão totalizam quatro, enquanto as térmicas a gás natural somam apenas dois projetos. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 18h12.

Rio de Janeiro - Sessenta e oito projetos se inscreveram na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, para participar do primeiro leilão de energia A-5, marcado para o dia 29 de agosto. O A-5 é uma modalidade de leilão que contrata a energia que começará a ser produzida em cinco anos.

De acordo com informação da EPE, do total de empreendimentos cadastrados, 30 são usinas termelétricas a biomassa, das quais 13 estão localizadas em São Paulo. Vinte são pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 12 são usinas hidrelétricas. As termelétricas a carvão totalizam quatro, enquanto as térmicas a gás natural somam apenas dois projetos.

A capacidade instalada dos 68 empreendimentos inscritos atinge 7.552 megawatts (MW) de energia. Em termos de geração, a maior oferta no leilão é apresentada pelo Rio Grande do Sul (1.488 MW).

A EPE avalia que, entre as 12 usinas hidrelétricas cadastradas, apenas uma (a de Sinop, em Mato Grosso, com 400 MW de potência instalada) deverá entrar neste primeiro leilão, porque tem a licença ambiental prévia exigida no processo de habilitação técnica. As demais, que ainda não obtiveram a licença, poderão ser incluídas no segundo leilão de energia A-5, programado para 13 de dezembro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaLeilõesServiços

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame