Mundo

Lazard contrata Rodrigo de Rato, ex-FMI

Banco de investimentos pretende estreitar laços políticos e financeiros com contratação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O banco de investimentos Lazard contratou Rodrigo de Rato, ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, como banqueiro sênior. Rato se reportará diretamente ao presidente do conselho de administração e executivo-chefe da instituição, Bruce Wasserstein, mas não terá assento no conselho. Com a contratação de Rato, o Lazard pretende estreitar os seus laços com políticos e financistas.

Antes de se tornar o número 1 do FMI, em 2004, Rato foi ministro da Economia da Espanha entre 1996 e 2004. Ele também atuou no Banco Mundial, no Banco Europeu de Investimentos e no Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento. Quando deixou o FMI, em junho deste ano, muitos esperavam que Rato voltasse a atuar politicamente na Espanha. De acordo com o jornal britânico Financial Times, sua ida para o Lazard desapontou muitos admiradores no país, que esperavam que ele reforçasse os quadros do Partido Popular, de centro-direita e que se opõe ao atual governo espanhol.

Segundo Wasserstein, Rato vai assessorar clientes corporativos e auxiliar o Lazard a traçar sua estratégia. "Ele traz uma abundância de conhecimentos econômicos e relacionamentos, tanto no campo privado quanto no público, devido ao seu rico histórico de atuação no setor financeiro", disse.

Rato assumirá sua nova função em fevereiro de 2008. O Lazard já conta com um outro banqueiro sênior - Vernon Jordan, que atuou como advogado de Bill Clinton, quando este presidia os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame