Lavrov anuncia reunirá com chanceler da Turquia

O ministro russo destacou que as relações com a Turquia "já não podem ser iguais" depois do incidente aéreo

Nicósia – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou nesta quarta-feira a intenção de se reunir com o chanceler da Turquia, Mevlut Cavusoglu, em Belgrado para falar sobre a tensão bilateral provocada pela derrubada de um avião militar russo por caças turcos na fronteira com a Síria.

“Vamos nos encontrar com o ministro das Relações Exteriores da Turquia e escutar o que ele vai nos dizer”, explicou Lavrov em entrevista coletiva conjunta com o chanceler do Chipre, Yannis Kasulidis, durante visita oficial a Nicósia.

Lavrov revelou que a reunião será realizada a pedido da Turquia e vai ocorrer durante a conferência de ministros das Relações Exteriores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que ocorre entre amanhã e sexta-feira na capital da Sérvia.

O chanceler russo acrescentou que já recebeu uma ligação de seu colega no turco no dia seguinte do incidente, mas não ouviu nada de novo, apenas “justificativas”.

“Tudo o que tinha que ser dito sobre essa questão já foi falado pelo presidente (Vladimir) Putin e nossos representantes. Consideramos esse ato como um ato agressivo”, destacou.

O ministro russo, que está em visita oficial ao Chipre, destacou que as relações com a Turquia “já não podem ser iguais” depois do incidente aéreo entre os dois países. Ele agradeceu o apoio expressado à Rússia pelo governo cipriota, que condenou o fato.

Antes do encontro com Kasulidis, Lavrov se reuniu com o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, com quem também abordou o estado das negociações para a reunificação do país, a guerra na Síria e outras questões bilaterais.

Texto atualizado às 10h21.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.