Porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 7 de dezembro de 2025 às 10h44.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou neste domingo, 7, em mensagens divulgadas no Telegram, que a nova estratégia de política externa e de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “em grande medida corresponde” à visão da Rússia.
Segundo Peskov, o atual governo americano “diferencia-se radicalmente dos anteriores” e Trump, fortalecido politicamente no cenário doméstico, estaria agora em posição de “ajustar o conceito estratégico de acordo com sua visão”. Ele se referiu ao documento de diretrizes divulgado pelo governo norte-americano na última quinta-feira.
Para o porta-voz russo, as mudanças apresentadas por Washington “coincidem em grande parte” com a abordagem defendida pelo Kremlin.
Peskov acrescentou que esses alinhamentos poderiam representar “pelo menos uma garantia modesta” de que Rússia e Estados Unidos poderão continuar trabalhando de forma construtiva para buscar “uma solução pacífica para a situação na Ucrânia”.
As declarações foram feitas ao programa de tevê 'Moscou. Kremlin. Putin.', apresentado pelo jornalista Pavel Zarubin, que publicou trechos da entrevista em seu canal no Telegram.
A estratégia de política externa e de segurança nacional elaborada para o segundo mandato de Trump descreve os riscos de um possível declínio da civilização europeia, atribuídos a políticas migratórias permissivas, e promete reforçar a liderança dos Estados Unidos como superpotência — com atenção especial à América Latina.
Com 33 páginas, o documento é apresentado por Trump como um “mapa do caminho” para garantir a supremacia americana, colocando os EUA no centro dos esforços globais para alcançar paz e estabilidade.