Kremlin nega contatos regulares entre Putin e Musk desde o final de 2022
O The Wall Street Journal havia relatado que Musk, aliado de Donald Trump, estaria em comunicação com Putin sobre questões pessoais, negócios e tensões geopolíticas
Agência de Notícias
Publicado em 25 de outubro de 2024 às 09h25.
O Kremlin negou nesta sexta-feira a existência de contatos regulares entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin , e o bilionário Elon Musk , dono da empresa Starlink, desde o final de 2022.
"Não, isso não é verdade. Esta é uma informação absolutamente falsa publicada no The Wall Street Journal, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, em sua coletiva de imprensa telefônica diária.
O jornal americano havia relatado que Musk, aliado de Donald Trump , estaria em comunicação com Putin sobre questões pessoais, negócios e tensões geopolíticas. Segundo a publicação, Putin teria pedido a Musk que não ativasse o Starlink sobre Taiwan, como um favor ao presidente chinês, Xi Jinping.
Kremlin desmente relato de conversas
No entanto, Peskov afirmou que Putin só falou uma vez com Musk, antes de 2022, e que o encontro foi de caráter “informativo”. "Eles falaram sobre tecnologias visionárias, soluções tecnológicas para o futuro (...) direções de desenvolvimento tecnológico que Musk considera promissoras. Putin falou sobre como as coisas estão indo para nós", declarou o porta-voz.
Peskov enfatizou que este foi "o único contato" entre Putin e Musk e classificou as declarações sobre contatos frequentes como “absolutamente falsas”.
Campanha eleitoral nos EUA
O porta-voz do Kremlin relacionou a divulgação dessas informações a uma “campanha eleitoral feroz” nos Estados Unidos. “A corrida eleitoral entrou na sua fase final e, claro, os adversários não estão enojados com nada. Lembre-se que há uma semana disseram que Putin supostamente fala com Trump o dia todo, agora ele supostamente fala com Musk. Tudo isso é mentira", concluiu Peskov.