Mundo

Kim Jong-un sofre problemas físicos, diz imprensa

Kim Jong-un não é visto em público desde 3 de setembro


	Kim Jong-un: esta seria a primeira vez que os meios de comunicação mencionam publicamente que um de seus líderes sofre algum tipo de problema de saúde
 (KCNA/Reuters)

Kim Jong-un: esta seria a primeira vez que os meios de comunicação mencionam publicamente que um de seus líderes sofre algum tipo de problema de saúde (KCNA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 08h31.

Tóquio - A televisão estatal da Coreia do Norte informou que seu líder supremo, Kim Jong-un, que não é visto em público desde 3 de setembro, sofre algum tipo de problema físico sem especificar qual, segundo a agência "Radiopress" do Japão.

A agência japonesa especializada em informação sobre a Coreia do Norte publicou nesta sexta-feira a informação de acordo com uma notícia transmitida na véspera pela "KCTV".

A informação incluía imagens nas quais se vê o líder norte-coreano mancando durante uma de suas visitas públicas realizadas no último mês de julho.

Esta seria a primeira vez que os meios de comunicação do fechado país mencionam publicamente que um de seus líderes sofre algum tipo de problema de saúde.

Kim não apareceu durante três semanas em meios estatais e não esteve presente ontem na sessão extraordinária da Assembleia Popular (parlamento), o que suscitou especulações sobre seu estado de saúde.

Por sua parte, a agência sul-coreana "Yonhap" citou hoje uma fonte anônima "próxima à política norte-coreana" que afirmou que Kim sofre de gota, como produto de seus maus hábitos alimentares e seu consumo excessivo de álcool, assim como a fatores genéticos.

Tanto seu pai, Kim Jong-il, falecido em 2011, como seu avô, Kim Il-sung, fundador do país, sofreram com a gota, da mesma forma que Kim Jong-nam, irmão mais velho de Kim Jong-un.

A fonte acrescentou que o atual líder norte-coreano poderia sofrer também "hiperuricemia, hiperlipidemia, obesidade, diabetes e pressão arterial alta". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do Norte

Mais de Mundo

Tailândia anuncia que se juntará ao Brics como Estado associado em 1º de janeiro

Mediadores querem fechar acordo de trégua em Gaza antes da posse de Trump

Governo da Alemanha acusa Musk de tentar interferir em eleições do país