Mundo

Kim Jong-un parabeniza presidente chinês, mas não aparece

Kim Jong-un enviou mensagem de felicitação ao presidente chinês pela fundação do país, enquanto o líder norte-coreano segue sem aparecer


	Kim Jong-Un: especulações sobre a saúde do líder norte-coreano continuam
 (AFP)

Kim Jong-Un: especulações sobre a saúde do líder norte-coreano continuam (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2014 às 08h51.

Seul - Kim Jong-un enviou nesta quarta-feira uma mensagem de felicitação ao presidente da China, Xi Jinping, pelo aniversário da fundação do país, enquanto seguem as especulações sobre a saúde do líder norte-coreano após quase um mês de ausência midiática.

A agência estatal norte-coreana KCNA divulgou hoje que Kim enviou a Xi Jinping em uma breve mensagem seu desejo de "desenvolvimento", "prosperidade" e "êxito" por ocasião do 65º aniversário da fundação da República Popular China, comemorado nesta quarta -feira.

No entanto, a KCNA, porta-voz do regime norte-coreano, não deu pistas sobre o paradeiro ou o estado de saúde de Kim Jong-un, que não fez nenhuma aparição pública desde 3 de setembro, um fenômeno sem precedentes no país.

Desde a morte em dezembro de 2011 de seu pai, Kim Jong-il, as visitas a fábricas e instalações civis e militares e outras atividades públicas de Kim Jong-un foram bastante divulgadas pela mídia estatal.

Deste modo, surgiram várias especulações sobre possíveis problemas de saúde de Kim, especialmente depois da televisão estatal KCTV mencionar na semana passada que o jovem dirigente sofria de algum tipo de "mal-estar".

A notícia deste fato pela emissora pública norte-coreana também é um fato sem precedentes no país, já que o regime sempre ocultou qualquer problema de saúde de seus líderes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do NorteTelevisãoTV

Mais de Mundo

Eleitores democratas estão divididos e ansiosos após desistência de Biden

Milei promete cantar em show assim que a inflação chegar a zero na Argentina

Eleições Venezuela: opositores de Maduro pedem 'união', a uma semana das votações

Com a desistência de Biden, quem já apoiou Kamala Harris até o momento?

Mais na Exame