Mundo

Kerry pede que referendo contra Maduro não atrase

"A Constituição venezuelana garante o direito dos venezuelanos a que sua voz seja escutada através do processo de referendo" disse secretário americano


	John Kerry: "a Constituição venezuelana garante o direito dos venezuelanos a que sua voz seja escutada através do processo de referendo" disse secretário americano
 (Saul Loeb / Reuters)

John Kerry: "a Constituição venezuelana garante o direito dos venezuelanos a que sua voz seja escutada através do processo de referendo" disse secretário americano (Saul Loeb / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2016 às 18h36.

O secretário americano de Estado, John Kerry, pediu nesta segunda-feira às autoridades eleitorais venezuelanas que não atrasem o processo de referendo impulsionado pela oposição sobre a permanência do presidente Nicolás Maduro.

"A Constituição venezuelana garante o direito dos venezuelanos a que sua voz seja escutada através do processo de referendo", disse Kerry em uma coletiva junto à sua colega colombiana, María Ángela Holguín.

"Pedimos às autoridades venezuelanas que permitam que este processo avance de uma maneira oportuna e justa, e não joguem com atrasos que representem uma vantagem de uma parte em relação a outra, em vez de uma vantagem da democracia", afirmou o chefe da diplomacia americana.

Kerry disse estar "profundamente preocupado pela deterioração econômica e política" na Venezuela, onde cresce o descontentamento popular contra Maduro em meio a uma crise de escassez de alimentos e medicamentos e uma inflação que foi de 180,9% em 2015.

"As necessidades básicas do povo venezuelano não estão sendo satisfeitas pelo governo e a situação se torna pior e pior em muitos sentidos", afirmou.

O governo venezuelano atribui a crise à queda dos preços do petróleo e a uma "guerra econômica" de empresários.

Kerry diz que a situação na Venezuela "é o resultado direto da má administração do governo e de sua falta de vontade de trabalhar com a oposição".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)John KerryNicolás MaduroPaíses ricosPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem