Mundo

Kerry lamenta revista íntima em diplomata indiana

Secretário de Estado telefonou para o conselheiro de segurança nacional da Índia para explicar a prisão e a revista íntima de uma diplomata


	John Kerry: chanceler norte-americano disse lamentar o ocorrido e manifestou expectativa em que o episódio não prejudique as relações entre os países
 (Luong Thai Linh/AFP)

John Kerry: chanceler norte-americano disse lamentar o ocorrido e manifestou expectativa em que o episódio não prejudique as relações entre os países (Luong Thai Linh/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 17h58.

Washington - O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, telefonou hoje para o conselheiro de segurança nacional da Índia, Shivshankar Menon, para explicar a prisão e a revista íntima de uma diplomata indiana em Nova York na semana passada.

O chanceler norte-americano disse lamentar o ocorrido e manifestou expectativa em que o episódio não prejudique as relações entre Estados Unidos e Índia.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Marie Harf, relatou que Menon disse a Kerry que considera o tratamento dispensado à diplomata Devyani Khobragade, vice-consulesa da Índia em Nova York, um ato "bárbaro e desprezível".

A diplomata foi submetida pelas autoridades norte-americanas a revista íntima, além de coleta de DNA, após ter sido detida sob suspeita de fraudes no pedido de visto e na remuneração de uma babá contratada por ela, apesar das "incessantes afirmações de imunidade" diplomática.

Transferência - Enquanto isso, Devyani Khobragade foi transferida de sua posição no consulado indiano em Nova York para a missão de seu país na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi confirmada por Venkatasamy Perumal, adido de imprensa no consulado da Índia em Nova York. "Não estou autorizado a dizer nada mais além disso", disse ele à Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)ÍndiaJohn KerryPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua