Mundo

Kerry e Lavrov discutem formas de resolver crise na Ucrânia

Estados Unidos deixaram claro que ainda consideram "ilegais e ilegítimas" as ações russas na península da Crimeia


	John Kerry: "Os EUA e a Rússia têm diferenças de opinião sobre os eventos que levaram a este crise, mas ambos reconhecemos a importância de encontrar uma solução diplomática"
 (REUTERS/Brendan Smialowski/Pool)

John Kerry: "Os EUA e a Rússia têm diferenças de opinião sobre os eventos que levaram a este crise, mas ambos reconhecemos a importância de encontrar uma solução diplomática" (REUTERS/Brendan Smialowski/Pool)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2014 às 08h31.

Paris - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse na noite de domingo que ele e o homólogo russo, Sergei Lavrov, discutiram sugestões para resolver a crise na Ucrânia durante quatro horas de reunião em Paris.

Kerry disse em entrevista coletiva que os Estados Unidos deixaram claro que ainda consideram "ilegais e ilegítimas" as ações russas na península da Crimeia.

"Os EUA e a Rússia têm diferenças de opinião sobre os eventos que levaram a este crise, mas ambos reconhecemos a importância de encontrar uma solução diplomática e simultaneamente responder às necessidades do povo ucraniano", disse Kerry.

"Os dois lados fizeram sugestões de maneiras para melhorar a situação de segurança e política dentro e no entorno da Ucrânia", afirmou.

Kerry e Lavrov se encontraram para tentar estabelecer as bases de um acordo com o objetivo de reduzir as tensões sobre a anexação da região ucraniana da Crimeia pela Rússia, enquanto líderes ocidentais consideram impor sanções mais amplas a Moscou que teriam como alvo setores vitais da economia, incluindo a indústria de petróleo e gás.

Os chefes da diplomacia de EUA e Rússia também esperavam agendar um telefonema na sexta-feira entre os presidentes Vladimir Putin e Barack Obama, de acordo com altos funcionários norte-americanos.

Os movimento da Rússia na Crimeia, que se seguiram à destituição em fevereiro do presidente ucraniano pró-Moscou Viktor Yanukovich, provocou o pior confronto Leste-Oeste desde o fim da Guerra Fria há duas décadas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaJohn KerryPaíses ricosPolíticosRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua