Mundo

Kerry admite derrota e telefona para Bush

O presidente republicano George W. Bush venceu a disputa com o senador democrata John Kerry e deve se pronunciar oficialmente ainda hoje

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O republicano George W. Bush foi reeleito presidente dos Estados Unidos e já recebeu um telefonema de seu adversário, o senador democrata John Kerry, reconhecendo a derrota. Kerry e Bush devem realizar pronunciamentos oficiais ainda nesta quarta-feira (2/11). Conforme o jornal New York Times, a conversa telefônica entre os dois candidatos ocorreu após Bush assegurar a vitória no estado de Ohio, que lhe garantiu 20 votos no colégio eleitoral, suficientes para elegê-lo por mais quatro anos.

Com 99% dos votos apurados em Ohio, Bush liderava a contagem, com 51% das preferências, contra 48,5% de Kerry. A diferença era de 130 mil votos. Sem o resultado de Ohio, o republicano contava com uma pequena dianteira. Bush já havia conquistado 254 votos do colégio eleitoral, contra 252 de Kerry. Para ser eleito presidente nos Estados Unidos, o candidato precisa de 270 votos, o que seria assegurado por quem vencesse em Ohio (veja o que muda para o Brasil com a eleição de cada candidato em reportagem de EXAME).

As pequisas de boca de urna apontavam a reeleição de Bush por 51% dos votos, segundo o americano The Wall Street Journal, mas os democratas ainda confiavam numa virada. Na noite de terça-feira (2/11), John Edwards, que concorre à vice-presidência ao lado de Kerry, afirmou que o partido "lutará por cada voto". "Será uma longa noite de apuração, mas os democratas podem aguardar mais uma noite pela vitória", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame