Mundo

Keiko Fujimori celebra passagem para segundo turno nas eleições peruanas

A filha do ex-presidente Alberto Fujimori expressou que era a favor de que o país siga progredindo e que não olhe para o passado

Nos resultados de contagem rápida, Keiko tem 23% dos votos (Getty Images)

Nos resultados de contagem rápida, Keiko tem 23% dos votos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2011 às 07h58.

Lima - A candidata presidencial peruana Keiko Fujimori comemorou neste domingo com seus seguidores ter passado para o segundo turno das eleições, segundo os resultados de contagem rápida, e assegurou que trabalhará para que "o crescimento econômico chegue a todos os peruanos".

Em uma sacada do hotel Bolívar, Keiko disse que os resultados da pesquisadora Datum e da organização civil Transparencia são contundentes e que pode dizer com tranquilidade e serenidade: "Já estamos no segundo turno!".

Segundo esses resultados de contagem rápida, Keiko tem 23% dos votos, atrás do nacionalista Ollanta Humala com 31%, e acima do candidato Pedro Pablo Kuczynski, que obteve 18%.

Após a festa nas ruas, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori expressou que era a favor de que o país siga progredindo e que não olhe para o passado.

Nesse sentido, acrescentou que trabalhará com respeito à democracia, aos direitos humanos e à liberdade de imprensa.

"Tenho um compromisso para trabalhar para que o Peru siga crescendo, recebendo investimentos, mas também de luta contra a pobreza, a desigualdade e a violência", disse.

Além disso, fez um apelo para trabalhar juntos para que o Peru seja um só país, onde o crescimento chegue a todos os peruanos, pois os habitantes dos assentamentos humanos não têm água nem títulos de propriedade.

Keiko disse que o caminho rumo à Presidência é ainda longo, "faltam várias semanas", apontou, e pediu que se mantenha a "atitude de humildade, sem soberba e sem triunfalismos".

A candidata da Forza 2011 disse que seu rival no segundo turno, Humala, é "um bom candidato" e pediu um aplauso para todos os candidatos presidenciais que participaram do pleito.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDemocraciaEleiçõesPeruPolítica

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia