Mundo

Kamala Harris é confirmada oficialmente como candidata à Presidência pelos Democratas

Anúncio ocorreu no segundo dia de uma votação virtual exigida para a definição da chapa

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Brandon Bell/AFP)

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Brandon Bell/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de agosto de 2024 às 15h05.

Última atualização em 2 de agosto de 2024 às 16h05.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

A vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris obteve votos suficientes para ser nomeada a candidata oficial do Partido Democrata à Presidência, preparando um confronto com o republicano Donald Trump em novembro, segundo informou o Comitê Nacional Democrata.

O anúncio, feito pelo presidente da sigla, veio no segundo dia de uma votação virtual exigida para a definição da chapa.

"Estou honrada em ser a provável candidata democrata para presidente dos Estados Unidos”, disse Harris, durante um evento virtual com apoiadores. "Aceitarei oficialmente sua nomeação na semana que vem, assim que o período de votação virtual for encerrado. Mas já estou feliz em saber que temos delegados suficientes para garantir a nomeação e, no final deste mês, nos reuniremos em Chicago, unidos como um partido, onde teremos a oportunidade de celebrar este momento histórico juntos."

Pelas regras, para que alguém seja oficializado o candidato, ou candidata, do partido, são necessários 1.976 delegados, normalmente conquistados por meio das primárias. A decisão de realizar uma votação virtual havia sido tomada quando o presidente, Joe Biden, ainda era o candidato democrata à reeleição, mas sua desistência, no mês passado, jogou todo o processo em terreno desconhecido. Mas Kamala Harris conseguiu reunir boa parte do partido em torno de si, e mesmo antes do início da votação já tinha garantidos mais apoios do que o necessário.

*Em atualização.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Eleições EUA 2024Kamala Harris

Mais de Mundo

Presidente do México critica EUA por reconhecerem vitória de González na Venezuela

Autoridade eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro

Trump chama troca de prisioneiros de 'vitória para Putin'

Argentina reconhece González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Mais na Exame