Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Embates na TV seriam realizados em setembro; falha de Biden em debate afundou sua candidatura

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Presidência (Mandel Ngan/AFP)

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Presidência (Mandel Ngan/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 25 de julho de 2024 às 19h07.

Última atualização em 25 de julho de 2024 às 19h31.

Chicago - A vice-presidente Kamala Harris disse nesta quinta, 25, estar pronta para enfrentar o ex-presidente Donald Trump em um debate na TV, e que ele estaria tentando evitar ir ao programa.

"Trump concordou com um debate em 10 de setembro. Parece que agora ele está recuando. Os eleitores merecem ver a tela dividida que existe em um palco de debate. Estou pronta. Então vamos", disse Kamala, durante uma entrevista breve à imprensa.

Na terça, no entanto, Trump disse estar disposto a debater com Kamala, inclusive mais de uma vez. "Eu gostaria de fazer mais de um debate, na verdade", disse, em entrevista à Fox News.

No dia seguinte, quarta-feira, 24, a Fox News fez um convite público aos dois candidatos para um debate em 17 de setembro, sete dias após a data prevista para o segundo programa que seria em 10 de setembro na ABC. Assim, haveria espaço para dois encontros entre Kamala e Trump na TV.

Mudança neste ano

Os dois partidos fizeram um acordo neste ano para mudar a organização dos debates. Antes, os programas eram feitos por uma comissão independente e realizados em setembro e outubro, semanas antes da votação, em novembro.

Pelo novo acerto, haveria dois debates, um em 27 de junho, na CNN, e outro em 10 de setembro, na ABC. O primeiro programa foi realizado e gerou uma crise na campanha de Biden. O presidente foi muito mal e, depois disso, sofreu pressões fortes para desistir. O democrata deixou a corrida eleitoral em 21 de julho, sendo substituído por Kamala.

Segundo a CNN americana, Trump estaria tentando mudar o debate da TV ABC para a Fox News, um canal que costuma fazer uma cobertura mais favorável aos republicanos.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisDonald TrumpEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia