Mundo

Justiça espanhola condena prefeito "Robin Hood"

O objetivo do grupo era arrendar as terras a agricultores afetados pela crise econômica do país


	Desempregados na Espanha: prefeito costuma realizar atividades para destacar situação dos desempregados - como o saque de supermercados em 2012 para distribuir alimentos aos pobres
 (Jasper Juinen/Getty Images)

Desempregados na Espanha: prefeito costuma realizar atividades para destacar situação dos desempregados - como o saque de supermercados em 2012 para distribuir alimentos aos pobres (Jasper Juinen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 15h00.

Madri - Um tribunal regional da Espanha condenou, nesta quinta-feira, o prefeito de Marinaleda, cidade rural no sul da Andaluzia, e outras quatro pessoas a sete meses de prisão por ocupação de terras não utilizadas do exército.

O objetivo do grupo era arrendar as terras a agricultores afetados pela crise econômica do país.

O prefeito, Juan Manual Sánchez Gordillo, e os ativistas foram considerados culpados por desobediência grave, já que não levaram em conta as advertências emitidas para que abandonassem as terras da fazenda "Las Turquillas" durante o verão do ano passado.

Gordillo costuma realizar atividades para destacar a situação dos cerca de seis milhões de desempregados espanhóis, dentre elas o saque de supermercados em 2012 para distribuir alimentos aos pobres. Na cidade governada por ele há pleno emprego graças às cooperativas agrárias.

Os condenados a menos de dois anos de prisão na Espanha geralmente recebem liberdade condicional, a menos que tenham antecedentes criminais.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDesempregoPrisõesTerras

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal