Mundo

Jumbo pousa em aeroporto errado nos Estados Unidos

Avião pousou no pequeno aeroporto Coronel Jabara, cerca de 13 quilômetros ao norte do destino, a Base da Força Aérea McConnell, em Wichita

Jato Boeing Dreamlifter, que pousou no erroneamente no aeroporto de Coronel Jabara, no Kansas (Anthony Bolante/Reuters)

Jato Boeing Dreamlifter, que pousou no erroneamente no aeroporto de Coronel Jabara, no Kansas (Anthony Bolante/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 19h54.

Wichita, Kansas - Um Boeing 747 pousou num pequeno aeroporto do Kansas, mas o destino final era uma base da Força Aérea não muito distante do local, onde deveria desembarcar peças para o 787 Dreamliner.

O avião pousou na noite de quarta-feira no aeroporto Coronel Jabara, cerca de 13 quilômetros ao norte do destino, a Base da Força Aérea McConnell, em Wichita. A pista do aeroporto Jabara tem apenas 1.860 metros de comprimento, muito mais curta do que a ideal para uma aeronave do tamanho de um 747. Não havia informações que esclarecessem a troca do local de pouso.

Roger Xanders, chefe da polícia e dos bombeiros da Autoridade Aeroportuária de Wichita, disse à emissora de televisão KMBC-TV que o avião deveria ser capaz de decolar nesta quinta-feira. A aeronave é operada pela Atlas Air Worldwide Holdings.

"Estamos em contato com a sede da Atlas em Nova York. Eles asseguraram que fizeram todos os cálculos e que o avião está seguro para uma decolagem normal com seu peso e condições atuais", afirmou Christopher.

Segundo ele, a tripulação, composta por duas pessoas, não ficou ferida e não houve danos ao aeroporto.

O 747 modificado, um dos quatro que compõem a frota que transporta peças do Dreamliner para várias partes do mundo, deveria pousar em McConnell porque a base fica perto da Spirit AeroSystems, que é fornecedora da Boeing. A Spirit produz a sessão dianteira, ou nariz, da fuselagem do Dreamliner.

Esses aviões, chamados pela Boeing de Dreamlifters, são muito importantes para a construção do Dreamliner, já que a empresa tem uma rede global de fornecedores para desenvolver e construir a aeronave. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviõesBoeingEmpresasEmpresas americanasSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame