Mundo

Jornalista ucraniano é condenado por espionagem na Rússia

De acordo com o Serviço Federal de Segurança da Rússia, o jornalista, condenado a 12 anos de prisão, repassava para seu país informações sobre a organização

A Ucrânia denunciou a detenção do jornalista e pediu à comunidade internacional que pressione a Rússia para conseguir sua libertação (Gleb Garanich/Reuters)

A Ucrânia denunciou a detenção do jornalista e pediu à comunidade internacional que pressione a Rússia para conseguir sua libertação (Gleb Garanich/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de junho de 2018 às 12h17.

Moscou - Um tribunal de Moscou sentenciou nesta segunda-feira a 12 anos de prisão o jornalista ucraniano Roman Sushchenko pelo crime de espionagem, informaram veículos de imprensa russos.

A Promotoria pedia 14 anos de detenção para o jornalista ucraniano, que está preso preventivamente na Rússia desde 2016.

O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia deteve Sushchenko em setembro de 2016, quando foi acusado de ser oficial da inteligência militar ucraniana e trabalhar em Moscou como agente encoberto.

Segundo o FSB, o correspondente da agência de notícias Ukrinform reunia para Kiev "segredos de Estado sobre a atividade das Forças Armadas e da Guarda Nacional da Rússia".

Após a divulgação da condenação, o advogado de Sushchenko, Mark Feiguin - que também defendeu a piloto ucraniana Nadezhda Savchenko, condenada na Rússia pelo assassinato de dois jornalistas -, afirmou que seu cliente poderia ser trocado pelo jornalista russo Kirill Vishinski, detido em maio em Kiev por alta traição.

"O veredicto de Sushchenko abre uma oportunidade para que seja trocado por Vishinski", disse o advogado aos veículos de imprensa.

Kiev, acrescentou o advogado, está pelo trabalho de realizar essa troca.

A Ucrânia denunciou em repetidas ocasiões a detenção de Suschenko e pediu à comunidade internacional que pressione a Rússia para conseguir sua libertação.

 

Acompanhe tudo sobre:EspionagemRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo