Mundo

Jornalista que dirigiu documentário indicado ao Oscar é morto na Líbia

Tim Hetherington foi ferido no campo de batalha da cidade de Misrata

Os fotógrafos estavam entre um grupo atingido por disparos de morteiros na rua Trípoli, a avenida principal que leva ao centro de Misrata (Getty Images / Allison Shelley)

Os fotógrafos estavam entre um grupo atingido por disparos de morteiros na rua Trípoli, a avenida principal que leva ao centro de Misrata (Getty Images / Allison Shelley)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2011 às 21h05.

São Paulo - O fotojornalista britânico Tim Hetherington, 41 anos, codiretor do documentário de guerra indicado ao Oscar "Restrepo", morreu nesta quarta-feira em hospital de Misrata, na Líbia. A informação foi confirmada pela revista americana Vanity Fair, onde ele trabalhava. O fotógrafo da agência Getty Chris Hondros também morreu na noite desta quarta-feira depois de sofrer danos cerebrais.

Os fotógrafos estavam entre um grupo atingido por disparos de morteiros na rua Trípoli, a avenida principal que leva ao centro de Misrata, a única grande cidade controlada pelos rebeldes no oeste da Líbia, que está cercada pelas forças de Muamar Kadafi há mais de sete semanas.

"Estava calmo, e estávamos tentando ir embora, quando um morteiro caiu e ouvimos explosões", contou o fotógrafo espanhol Guillermo Cervera.

Ganhador do prêmio de melhor fotografia de jornalismo do ano em 2007 (World Press Photo of the Year), Hetherington co-dirigiu com Sebastian Junger o documentário de 2010 "Restrepo", sobre a guerra no Afeganistão, que foi indicado para o Oscar de melhor documentário.

Hondros é um fotógrafo premiado que já cobriu conflitos importantes, incluindo os de Kosovo, Angola, Serra Leoa, Líbano, Afeganistão, Caxemira, Cisjordânia, Iraque e Libéria, segundo seu site na Internet.

Hondros recebeu diversos prêmios, incluindo a medalha de ouro Robert Capa de 2005. Seu trabalho na Libéria lhe valeu uma indicação ao Prêmio Pulitzer.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasÁfricaDitaduraLíbia

Mais de Mundo

Petro diz que EUA bombardearam laboratório de cocaína na Venezuela

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista