Mundo

Johnson recebe relatório sobre festas de seu gabinete durante lockdown

Johnson, que enfrenta a mais grave ameaça ao seu cargo de primeiro-ministro devido às supostas festas em sua residência oficial e escritório em Downing Street, até agora resistiu aos crescentes pedidos de renúncia

Boris Johnson: O momento da publicação depende agora do gabinete de Johnson (Carl Recine/Reuters)

Boris Johnson: O momento da publicação depende agora do gabinete de Johnson (Carl Recine/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 10h10.

Última atualização em 31 de janeiro de 2022 às 10h51.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recebeu uma atualização com relação ao inquérito interno sobre supostas festas em sua residência oficial em Downing Street que violariam as restrições de lockdown para conter a disseminação da covid-19, informou seu gabinete em comunicado nesta segunda-feira.

Johnson, que enfrenta a mais grave ameaça ao seu cargo de primeiro-ministro devido às supostas festas em sua residência oficial e escritório em Downing Street, até agora resistiu aos crescentes pedidos de renúncia, solicitando a parlamentares irritados que aguardassem o relatório da servidora pública Sue Gray.

"Podemos confirmar que Sue Gray forneceu uma atualização sobre suas investigações ao primeiro-ministro", disse um porta-voz do Gabinete.

A Polícia Metropolitana de Londres disse na sexta-feira que abriu uma investigação sobre alguns dos eventos para avaliar se crimes foram cometidos. Eles pediram que o relatório fizesse apenas "referência mínima" a esses eventos.

O momento da publicação depende agora do gabinete de Johnson, e o primeiro-ministro prometeu fazer uma declaração ao Parlamento sobre o assunto.

Questionado se achava que havia infringido as regras, Johnson disse mais cedo na segunda-feira: "Você terá que esperar e ver o resultado das investigações... mas é claro que mantenho absolutamente o que disse no passado".

Johnson se desculpou pelos erros cometidos e disse que participou de uma festa no jardim pensando se tratar de um evento de trabalho. Ele tem rejeitado os pedidos por sua renúncia.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonInglaterraReino Unido

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump