JK Rowling e Hugh Grant participam de investigação de escutas

O The News of the World, que foi fechado por conta do escândalo, realizou durante anos, uma espionagem de telefones celulares de famosos

Londres - Os pais da menina desaparecida Madeleine McCann, o ator Hugh Grant e a autora da saga Harry Potter, JK Rowling, estarão representados por um advogado na primeira parte da investigação judicial sobre o escândalo das escutas ilegais do jornal britânico The News of the World.

Segundo determinou nesta quarta-feira o juiz Lord Leveson, a cargo da investigação, estas pessoas entrarão no caso como "vítimas" dos grampos ilegais cometidos pelo tabloide, e terão direito a pedir declarações de testemunhas e prestar depoimentos.

Entre outros nomes conhecidos incluídos nesse grupo estão o do ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) Max Mosley e o ex-jogador Paul Gascoigne.

Esta primeira fase da investigação será focada nas práticas realizadas pela imprensa, a cultura e a ética dos meios de comunicação e sua relação com os políticos e a polícia, além de abordar o caso das vítimas.

A segunda parte será aprofundada no caso dos grampos telefônicos praticados pelo jornal, embora esta fase só possa começar depois de terminada a investigação policial em curso, cuja data de conclusão não foi determinada.

A investigação foi solicitada em 13 de julho pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que prometeu uma exaustiva análise das práticas ilegais do tabloide.

Em julho, o juiz Leveson admitiu que era possível que sua equipe não conseguisse cumprir o prazo de 12 meses estabelecido pelo governo para o fim do trabalho, dada a grande quantidade de detalhes que deverão ser considerados.

O The News of the World, que foi fechado por conta do escândalo, realizou durante anos, aparentemente de forma sistemática, uma espionagem de telefones celulares de famosos, jornalistas e outras pessoas com o objetivo de conseguir reportagens exclusivas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.