Mundo

Jihadistas do EI conquistam norte da cidade síria de Palmira

A televisão pública síria informou que o "exército enfrenta os grupos terroristas que se infiltraram na periferia norte de Palmira"

Combatentes do Estado Islâmico conquistaram a totalidade do norte de Palmira e os soldados do regime fugiram desta área (AFP)

Combatentes do Estado Islâmico conquistaram a totalidade do norte de Palmira e os soldados do regime fugiram desta área (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 10h47.

Beirute - Jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) assumiram nesta quarta-feira o controle da parte norte da cidade síria de Palmira, informou uma ONG.

"Combatentes do Estado Islâmico conquistaram a totalidade do norte de Palmira e os soldados do regime fugiram desta área, que representa um terço da cidade", informou à AFP o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede na Grã-Bretanha.

A televisão pública síria informou que o "exército enfrenta os grupos terroristas que se infiltraram na periferia norte de Palmira".

O avanço dos jihadistas aconteceu depois que eles assumiram o controle da sede dos serviços de segurança do estado.

"Os soldados do regime fugiram depois da tomada da sede dos serviços de segurança", afirmou à AFP, via internet, um militante de Palmira que se identificou como Mohammad Hasan al Homsi.

Os militares recuaram para o oeste da cidade, perto de um sítio arqueológico histórico.

O avanço do EI foi precedido por uma noite de combates violentos.

No sábado passado, o grupo Estado Islâmico conseguiu ocupar a maior parte do norte da cidade, de onde foi expulso no domingo.

A ofensiva do EI contra Palmira, de alto valor estratégico porque fica na fronteira com a província iraquiana de Al-Anbar, começou em 13 de maio.

No domingo, o EI assumiu o controle de Ramadi, capital de Al-Anbar.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIslamismoSíria

Mais de Mundo

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense