Mundo

Jennifer Lawrence denuncia sexismo em Hollywood

A estrela de 25 anos, ganhadora do Oscar por "O lado bom da vida", criticou as desigualdades de salários entre homens e mulheres em Hollywood


	Atriz Jennifer Lawrence: "Nenhum dos homens com os quais trabalhei se preocupa em ser chamado de 'difícil' ou parecer muito 'mimado'", disse
 (Lucas Jackson/Reuters)

Atriz Jennifer Lawrence: "Nenhum dos homens com os quais trabalhei se preocupa em ser chamado de 'difícil' ou parecer muito 'mimado'", disse (Lucas Jackson/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2015 às 17h55.

Jennifer Lawrence, a atriz mais bem paga de Hollywood, denunciou novamente o sexismo na indústria cinematográfica norte-americana num debate público realizado nesta terça-feira pela internet.

A estrela de 25 anos, ganhadora do Oscar por "O lado bom da vida", criticou as desigualdades de salários entre homens e mulheres em Hollywood e disse que não tinha se atrevido a falar sobre o assunto antes porque temia ser taxada de "difícil" por seus colegas.

"Estou farta de tentar encontrar uma maneira 'adorável' de dizer o que penso e ao mesmo tempo ser levada a sério", escreveu na nova revista online da atriz Lena Dunham, referindo-se à irritação dos colegas homens quando ela toca no assunto.

"Nenhum dos homens com os quais trabalhei se preocupa em ser chamado de 'difícil' ou parecer muito 'mimado'", disse.

O tema da paridade salarial entre homens e mulheres veio à tona no ano passado, quando o vazamento de dados do estúdio Sony Pictures Entertainment revelou que Jennifer Lawrence havia recebido muito menos que seus colegas homens em "Silver Linings Playbook" (2012).

A Califórnia adotou na semana passada uma lei, considerada uma das mais progressistas dos Estados Unidos na matéria, que busca defender a igualdade salarial entre homens e mulheres - bastante aplaudida por Hollywood.

Segundo a revista Forbes, o ator mais bem pago de Hollywood no ano passado, Robert Downey Jr., ganhou 80 milhões de dólares. Quase 28 milhões a mais do que a atriz mais bem paga, Lawrence, que recebeu 52 milhões.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFeminismoMachismoOscar

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia