Mundo

Japão registra maior alta de financiamentos da década

Pequenos empresários puxam a demanda por crédito e analistas indicam fim do ciclo de estagnação econômica

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os empréstimos concedidos por bancos japoneses subiram 2,9% em julho, estimulados pelas pequenas empresas, cuja demanda por crédito permaneceu reprimida nos últimos 15 anos. De acordo com o jornal britânico Financial Times, trata-se do maior aumento mensal da década. A expansão é mais que o dobro da média dos seis meses anteriores.

Os analistas acreditam que o aumento dos financiamentos é um sinal de que o Japão está reagindo, após anos lutando contra a estagnação econômica e a deflação. "Os números anunciados são realmente bons e todos apontam para uma economia muito mais dinâmica", afirma Richard Jerram, economista da Macquarie Securities em Tóquio.

Até agosto do ano passado, quando os empréstimos bancários cresceram pela primeira vez desde 1997, as instituições financeiras procuraram cortar sua carteira de crédito, a fim de compensar seus balanços. A medida foi particularmente negativa para as pequenas empresas, que dependem muito do crédito para sustentarr seus investimentos.

O salto na concessão de crédito mostra que a recuperação econômica está se difundindo para outras regiões do Japão. Os empréstimos fora dos grandes centros urbanos cresceram 4,1%, mais que o dobro da expansão de 1,9% verificada nas maiores cidades. Os dados mais recentes também apontam que os pequenos empresários estão ávidos por crédito, encerrando anos de repressão da demanda.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame