Mundo

Japão aprova Orçamento de emergência por terremoto

O prejuízo por danos pós-terremoto é estimado em US$ 300 bilhões

Partidos de oposição apoiaram a rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês (Paula Bronstein/Getty Images)

Partidos de oposição apoiaram a rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2011 às 08h58.

Tóquio - O Parlamento do Japão aprovou nesta segunda-feira um Orçamento emergencial de 50 bilhões de dólares em razão do terremoto e do tsunami do mês passado, quantia que ajudará o país a fazer as maiores obras públicas em seis décadas.

O custo total dos danos causados pelo desastre é estimado em 300 bilhões de dólares e o Orçamento de 4 trilhões de ienes será seguido por mais pacotes de gastos para reconstrução.

Os partidos de oposição apoiaram a primeira rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês e construir moradias temporárias.

Mas chegar a um acordo sobre os próximos pacotes pode ser mais difícil, pois o financiamento deve envolver uma mistura de aumentos de impostos e empréstimos nos mercados de bônus, sendo que o Japão já enfrenta uma dívida pública que é o dobro da economia de 5 trilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapão

Mais de Mundo

Tempestade de inverno mata dois e deixa 1 milhão sem luz nos EUA

Juíza bloqueia plano de Trump que encerraria status legal de 8,4 mil imigrantes nos EUA

'Frota fantasma': França decreta prisão de capitão de navio russo suspeito

Irã promete punições 'sem clemência' contra manifestantes; cresce temor de execuções em massa