Mundo

Itália tem novo ministro do Desenvolvimento Econômico

Cargo estava vago há cinco meses; novo ministro é acusado de favorecer Berlusconi quando estava no ministério das Comunicações

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi acumulava o cargo de ministro do Desenvolvimento Econômico interinamente (AFP/Andreas Solaro)

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi acumulava o cargo de ministro do Desenvolvimento Econômico interinamente (AFP/Andreas Solaro)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2010 às 18h20.

Milão - O vice-ministro italiano das Comunicações, Paolo Romani, foi designado nesta segunda-feira ministro do Desenvolvimento Econômico, cargo que ficou vago por 153 dias após a renúncia de Claudio Scajola por um escândalo de corrupção.

A nomeação de Romano foi exigida pela opinião pública e pelas forças políticas, que criticavam a ausência de um ministro tão importante para a indústria da Itália.

O chefe de governo italiano Silvio Berlusconi ocupava o cargo interinamente.

O novo ministro, de 63 anos, iniciou sua carreira como jornalista de televisão, foi enviado especial para a cobertura conflitos armados e desde 1994 faz parte do partido fundado por Berlusconi.

Quando ocupava o cargo de vice-ministro das Comunicações foi acusado de favorecer o império das comunicações de Berlusconi ao adotar um decreto que limitava a publicidade para os canais de televisão a cabo, setor dominado pelo rival comercial do primeiro-ministro, o magnata Rupert Murdoch.

Romano substitui Scajola, que foi acusado de ter tirado proveito de comissões na aquisição de um apartamento em pleno centro de Roma, em julho de 2004.

Segundo a investigação dos juízes de Perugia (centro), Scajola comprou por 600.000 euros (827.000 dólares) um apartamento que tinha, na verdade, um valor de 1.700.000 euros (2.340.000 dólares).

A diferença de 900.000 euros teria sido um presente de um empresário, o construtor Diego Anemone, preso por corrupção.

Leia mais sobre a Itália

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EscândalosEuropaFraudesGovernoItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia