Mundo

Itália: será julgado caso de acerto de resultados no futebol

A Promotoria da entidade divulgou nesta sexta-feira o processo esportivo contra 13 clubes e 44 envolvidos no escândalo

Partida entre Bolonha e Parma: entre os clubes que enfrentarão o processo estão o próprio Siena, Bologna, ambos da primeira divisão, além de Bari, Lecce e Grosseto (Dino Panato/ Getty Images)

Partida entre Bolonha e Parma: entre os clubes que enfrentarão o processo estão o próprio Siena, Bologna, ambos da primeira divisão, além de Bari, Lecce e Grosseto (Dino Panato/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 13h25.

Roma - O técnico da Juventus, Antonio Conte, e jogadores com passagem pela seleção italiana, como Leonardo Bonucci e Simone Pepe, serão julgados pelo Tribunal da Federação Itália de Futebol pela suposta combinação de resultados e fraude em apostas esportivas.

A Promotoria da entidade divulgou nesta sexta-feira o processo esportivo contra 13 clubes e 44 envolvidos no escândalo. No caso de Conte, o treinador será processado sob a acusação de omissão, quando comandava o Siena.

Entre os clubes que enfrentarão o processo estão o próprio Siena, Bologna, ambos da primeira divisão, além de Bari, Lecce e Grosseto.

As suspeitas sobre Conte, incluídas nas investigações da promotoria de Cremona, são de que ele sabia de arranjos de resultados em duelos que o Siena disputaria contra o Novara e o Albinoleffe, na temporada 2010-2011, pela segunda divisão do Campeonato Italiano.

A denúncia contra o atual técnico da Juventus foi lançada por Filippo Carobbio, que era treinado por Conte na ocasião. Durante depoimento, ele afirmou que o treinador sabia da combinação, embora outros atletas terem negado que ele soubesse de algo.

Após saber que era investigado, Conte afirmou que era inocente de qualquer ocasião, ressaltando que o acesso do Siena naquele ano, foi conquistado de 'forma limpa'.

A imprensa italiana aponta que, se considerado culpado, o atual campeão italiano pode ser condenado de seis meses a um ano de prisão.

No caso de Leonardo Bonucci, a acusação se refere a quando atuava no Bari, por suposta combinação de resultado em partida contra a Udinese, no dia 9 de maio de 2010, pela primeira divisão italiana.

O caso de Simone Pepe, são referentes a sua passagem pelo Udinese. Contra ele, também pesam acusações de omissão, justamente na partida contra o Bari, de 2010.

Na lista de jogadores acusados também estão o atacante Marco di Vaio, que nesta temporada deixou o Bologna para atuar pelo Montreal Impact, da liga profissional americana, o zagueiro do Bologna Daniele Portanova e o ex-jogador do Bari, Marco Rossi, entre outros. 

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaFraudesFutebolFutebol europeuFutebol italianoItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia