Mundo

Israel-Hamas: EUA acusa Irã de saber da intenção, mas sem saber detalhes sobre ataque do Hamas

Porta-voz anunciou ainda que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, viajará a Israel nos próximos dias para reforçar o apoio dos Estados Unidos aos israelenses

EUA: "Não vimos evidência de que o Irã tenha apoiado ou esteja por trás deste ataque", afirmou, em coletiva de imprensa (Lisi Niesner/Reuters)

EUA: "Não vimos evidência de que o Irã tenha apoiado ou esteja por trás deste ataque", afirmou, em coletiva de imprensa (Lisi Niesner/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 10 de outubro de 2023 às 17h11.

Última atualização em 10 de outubro de 2023 às 17h29.

Porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller afirmou nesta terça-feira, 10, que o Irã provavelmente estava ciente da intenção do grupo palestino Hamas de atacar alvos em Israel, mas não sabia o cronograma nem os detalhes da ofensiva.

"Não vimos evidência de que o Irã tenha apoiado ou esteja por trás deste ataque", afirmou, em coletiva de imprensa.

Miller disse que, historicamente, os iranianos costumam ajudar e são parceiros da organização extremista da Palestina.

"Continuamos coletando evidências sobre se houve algum envolvimento direto antes de tomar qualquer ações adicionais", assegurou ele.

O porta-voz anunciou ainda que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, viajará a Israel nos próximos dias para reforçar o apoio dos Estados Unidos aos israelenses.

Macron diz que não há provas de que Irã esteja envolvido no ataque do Hamas a Israel

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira 10, que seu país não tem provas de que o Irã esteja diretamente envolvido no ataque do Hamas a Israel, mas que o grupo militante parece ter tido ajuda e cooperação externas. Macron conversou com jornalistas depois de uma reunião com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Hamburgo (Alemanha).

"Parece que houve ajuda e cooperação com o Hamas, mas continuo cauteloso neste ponto, enquanto não tivermos informações consolidadas que sejam totalmente certas", acrescentou. O Irã apoia há muito tempo outros grupos militantes do Hamas — e altos funcionários iranianos elogiaram abertamente a incursão de sábado, dia 7.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelEstados Unidos (EUA)Hamas

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros