Irmandade Muçulmana anuncia criação de partido no Egito
Principal instituição de oposição confirmou a criação do "Liberdade e Justiça"
Da Redação
Publicado em 24 de junho de 2012 às 14h01.
Cairo - A Irmandade Muçulmana, principal força opositora no Egito, anunciou nesta segunda-feira a criação de um partido político, "Liberdade e Justiça", em comunicado divulgado pelo escritório do líder espiritual do grupo, Mohammed Badia.
A nota explica que nos próximos dias será constituído o órgão gestor do partido e serão tomadas as medidas legais necessárias para colocá-lo em funcionamento.
No texto, Badia explicou que a criação da legenda ocorreu a partir de decisões adotadas há muito tempo por seu "Conselho Consultivo", principal órgão legislativo da organização islâmica.
O líder espiritual acrescentou que "o partido vai ser lançado para responder às esperanças e aos desejos do povo egípcio, a fim de se conquistar um futuro melhor no qual o Egito possa recuperar seu papel, posição e liderança".
Além disso, Badia assinalou que as instituições pertinentes do grupo estão se encarregando de preparar o programa do partido e suas políticas, que serão elaborados em parceria com o Conselho Consultivo.
Proibida desde 1954, a Irmandade Muçulmana é o principal e mais organizado grupo da oposição egípcia.
Na semana passada, um de seus líderes disse em Bruxelas que caso ganhassem as eleições, imporiam a lei Islâmica - ou Sharia - no Egito.