Irlanda proíbe uso de plástico descartável no setor público
Investida está alinhada aos esforços da comunidade europeia para combater a poluição plástica
Vanessa Barbosa
Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 11h37.
São Paulo -Todos os órgãos públicos e agências estaduais da Irlanda deverão encerrar a compra e uso de copos, talheres e canudos descartáveis feitos de plástico,a partir de 31 de março.
Além da proibição de uso desses produtos no setor público, o governo irlandês também planeja ações ambiciosas para a reciclagem de plásticos, que envolverãovarejistas e produtores com o objetivo de reduzir o uso desse material de forma voluntária.
A restrição só não se aplicará a produtos e atividades que dependem do uso de plástico descartável por questão de saúde e segurança, como é o caso de apetrechos de uso hospitalar.
Segundo estimativas, a Irlanda é um dos principais produtores de resíduos plásticos da União Europeia (UE), produzindo 61 kg de plástico por pessoa a cada ano.
A investida está alinhada aos esforços da comunidade europeia para combater a poluição plástica nos oceanos. Em dezembro de 2018, a UE e oParlamento Europeu chegaram a um acordo sobre a proibição de plásticos de uso único, incluindo pratos, talheres e canudinhos.
As novas regras visam os 10 principais itens encontrados com maior frequência nas praias europeias e que já têm alternativas disponíveis. A UE espera concluir os passos legais finais para medida entrar em vigor em 2021.