Mundo

Irlanda deixa recessão para trás e crescerá, diz estudo

Dublin - A economia irlandesa deixou a recessão para trás e se recupera a um ritmo mais rápido que o previsto pelos especialistas no início do ano, informou hoje um relatório elaborado pela empresa financeira Bloxham Stockbrokers. No entanto, o estudo adverte que as perspectivas de crescimento da economia da Irlanda para os próximos 12 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2010 às 12h06.

Dublin - A economia irlandesa deixou a recessão para trás e se recupera a um ritmo mais rápido que o previsto pelos especialistas no início do ano, informou hoje um relatório elaborado pela empresa financeira Bloxham Stockbrokers.

No entanto, o estudo adverte que as perspectivas de crescimento da economia da Irlanda para os próximos 12 meses dependem, em grande parte, da evolução da crise na zona do euro.

"Se os problemas de dívida na zona do euro não se transformarem em uma crise de grande escala, a Irlanda poderia registrar crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), guiada, sobretudo, pela força de suas exportações", assegura o estudo.

Neste contexto, segundo a Bloxham, a economia do país cresceria 0,5% em 2010, frente à contração de 0,75% prevista em março, enquanto em 2011 e 2012 chegaria a 3,5% e 4%, respectivamente.

As exportações irlandesas estão subindo por causa da desvalorização do euro frente ao dólar e a libra esterlina britânica, segundo a empresa, situação que continuará se acentuando nos próximos meses.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBUnião Europeia

Mais de Mundo

Mbappé pede votos contra extrema direita: "Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente"

França rechaça rumores sobre possível cancelamento dos Jogos Olímpicos

UE impõe tarifas provisórias de até 37% sobre veículos elétricos chineses

Furacão Beryl quebra precedentes como novo extremo climático e acende alerta sobre o futuro

Mais na Exame