Mundo

Iranianos invadem embaixada britânica em Teerã

Relações entre Reino Unido e Irã estremeceram após sanções impostas por Londres em represália ao programa nuclear do país persa

Iranianos invadem embaixada britânica (Getty Images)

Iranianos invadem embaixada britânica (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 18h41.

São Paulo – A embaixada do Reino Unido no centro de Teerã, capital do Irã, foi  invadida por manifestantes antibritânicos nesta terça-feira. Durante a invasão, documentos foram jogados pela janelas e a bandeira do Reino Unido foi arrancada e queimada.

Segundo agências iranianas, por volta de 100 pessoas entraram à força no local, que foi controlado pela polícia em menos de duas horas. Os membros da embaixada britânica deixaram o prédio por uma porta traseira.

Na semana passada, Londres aumentou as sanções contra o Irã suspendendo os contatos com os bancos devido ao programa nuclear do país. Como resposta, o Parlamento iraniano aprovou uma lei para reduzir as relações diplomáticas e econômicas com a Grã-Bretanha.

No domingo, um deputado iraniano alertou durante a sessão parlamentar que as sanções poderiam provocar reações na população, inclusive um possível ataque contra a embaixada.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosÁsiaEuropaReino UnidoEnergiaDiplomaciaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Lula determina viagem de ministro da Defesa à Venezuela para reforçar apoio ao país após terremoto

Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru após 22 dias de apuração

Terremoto na Venezuela: mais de 1.700 mortos e ONU estima 50 mil desaparecidos

Ebola avança para quarta província na República Democrática do Congo