Mundo

Irã venderá 40 toneladas de água pesada aos EUA

Ali Asghar Zarean não indicou qual seria o país intermediário ou o montante, nem a data da transação


	Usina nuclear no Irã: do total, seis toneladas serão utilizadas nas centrais atômicas e o resto nos centros de pesquisa americanos
 (AFP)

Usina nuclear no Irã: do total, seis toneladas serão utilizadas nas centrais atômicas e o resto nos centros de pesquisa americanos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 10h18.

O Irã vai vender aos Estados Unidos uma parte de suas reservas de água pesada, utilizada nos reatores do mesmo tipo, dentro do acordo nuclear assinado com as grandes potências.

"O Irã passará a vender 40 toneladas de água pesada aos Estados Unidos através de outro país", declarou o vice-presidente da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Ali Asghar Zarean, citado pelos meios de comunicação.

Ali Asghar Zarean não indicou qual seria o país intermediário ou o montante, nem a data da transação.

Do total, seis toneladas serão utilizadas nas centrais atômicas e o resto nos centros de pesquisa americanos, acrescentou.

O Irã tem uma usina de produção de água pesada na central nuclear de Arak, que funciona há vários anos.

A água pesada deve ser utilizada no reator de Arak, mas o Irã aceitou não usá-la como garantia de que não fabricará armas atômicas.

Acompanhe tudo sobre:ComércioInfraestruturaPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EnergiaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Aliado de María Corina Machado é preso novamente horas após deixar a cadeia

Japão reativa maior usina nuclear do mundo após falha

Taiwan diz ser 'impossível' transferir 40% da produção de semicondutores aos EUA

Trump diz que Xi Jinping visitará a Casa Branca no fim de 2026