Mundo

Irã parará exportação de petróleo em caso de novas sanções

"Se continuarem ampliando as sanções, suspenderemos nossas exportações para o exterior", afirmou aos jornalistas Ghassemi

O ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi: Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um "aumento drástico dos preços" (©AFP/Archives / Alexander Klein)

O ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi: Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um "aumento drástico dos preços" (©AFP/Archives / Alexander Klein)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 22h52.

Dubai - O Irã suspenderá as exportações de petróleo se os países ocidentais impuserem novas sanções, ameaçou nesta terça-feira o ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi, em Dubai.

"Se continuarem ampliando as sanções, suspenderemos nossas exportações para o exterior", afirmou aos jornalistas Ghassemi, cujas declarações foram traduzidas do idioma farsi.

Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um "aumento drástico dos preços".

Os países ocidentais impuseram desde o início do ano um embargo petroleiro contra o Irã, que inclui a suspensão da compra de petróleo pela Europa e supõe uma redução entre 10% e 30% das exportações de Teerã para os principais clientes asiáticos.

Em Teerã, a agência Isna publicou declarações de Ghassemi assegurando que a produção do Irã é de quatro milhões de barris de petróleo diários (mbd), desmentindo assim as informações sobre uma queda da produção a 2,7 mbd.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirma que a produção do Irã se reduziu a 2,7 mbd, enquanto que o dado oficial fornecido por Teerã ao cartel petroleiro é de 3,7 mbd.

Ghassemi também desmentiu que as exportações do Irã tenham caído em setembro a 860.000 barris diários como assegurou a Agência Internacional de Energia (AIE), contra 2,2 mbd a no final de 2011.

No início de setembro, o presidente Mahmud Ahmadinejad reconheceu que o Irã teve alguns problemas para vender seu petróleo devido às sanções ocidentais.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁsiaComércio exteriorEnergiaExportaçõesIrã - País

Mais de Mundo

A conversa entre Petro e Trump em cinco pontos

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca