Mundo

Irã intervirá sem restrições para defender santuários xiitas

O presidente do Irã disse que a República Islâmica intervirá sem restrições para defender cidades sagradas xiitas no Iraque


	Hassan Rohani: o Irã está ajudando os curdos a enfrentarem os milicianos de EI
 (Getty Images)

Hassan Rohani: o Irã está ajudando os curdos a enfrentarem os milicianos de EI (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 10h46.

Teerã - O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que a República Islâmica intervirá "sem restrições" para defender as cidades sagradas xiitas de Karbala e Najaf, situadas no Iraque, dos islamitas sunitas do Estado Islâmico (EI).

"Um dia fomos informados sobre a possível queda de Karbala e Najaf. O presidente disse que essas cidades são a linha vermelha do Irã e que, caso isso ocorresse, não haveria restrições operativas (para o Irã no Iraque)", declarou nesta terça-feira o ministro iraniano do Interior, Abdolreza Rahmaní-Fazlí, à agência de notícias "Mehr".

O ministro também confirmou hoje que o Irã está ajudando os curdos iraquianos a enfrentarem os milicianos de EI, embora não tenha especificado o alcance dessa colaboração.

"Recentemente, o Irã ajudou a organizar os curdos iraquianos quando a região do Curdistão foi atacada pelo EI", assinalou o ministro, que destacou que foi o governo regional curdo que solicitou o apoio de Teerã.

Neste caso, segundo a emissora "Al Arabiya", que cita o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, essa ajuda teria chegado ao nível de entrega de armamento às forças curdas.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, se encontra desde ontem em visita oficial no Iraque.

Nesta terça-feira, Zarif se deslocou à cidade de Erbil, a capital do Curdistão iraquiano, para se reunir com Barzani, com quem falará sobre a situação no país e a luta contra o EI, grupo extremista que já assumiu o controle de amplas regiões entre o Iraque e a Síria. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoHassan RohaniIrã - PaísIslamismoSunitas

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países