Mundo

Irã executa cientista nuclear acusado de espionar para EUA

Tribunal o condenou, sob a acusação de espionar para Washington, disse no domingo um porta-voz da Justiça iraniana.


	Energia nuclear: um oficial norte-americano disse em 2010 que Washington havia recebido "informações úteis" de Amiri
 (thinkstock)

Energia nuclear: um oficial norte-americano disse em 2010 que Washington havia recebido "informações úteis" de Amiri (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2016 às 10h00.

Dubai - O Irã executou um cientista nuclear iraniano detido em 2010, quando retornou dos Estados Unidos, depois que um tribunal o condenou, sob a acusação de espionar para Washington, disse no domingo um porta-voz da Justiça iraniana.

Shahram Amiri, um pesquisador universitário que trabalhava para a agência de energia atômica do Irã, desapareceu durante uma peregrinação à Arábia Saudita em 2009 e reapareceu mais tarde nos Estados Unidos.

Ele, porém, retornou ao Irã em 2010 e recebeu uma recepção de herói antes de ser preso.

Um oficial norte-americano disse em 2010 que Washington havia recebido "informações úteis" de Amiri.

O Irã acusou a CIA de sequestrar Amiri, enquanto autoridades dos EUA disseram que Amiri tinha sido liberado para entrar e sair quando quisesse e que ele pode ter retornado devido a pressões sobre sua família no Irã.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)DiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Lula sugere a Zelensky aceitar perda de territórios da Ucrânia: 'a situação está dada'

5º dia da guerra no Irã: Espanha nega ter aceitado cooperar com os EUA em ataque militar

O que o encontro Duas Sessões aponta sobre o futuro da China

Ações da PetroChina atingem maior valor desde 2009 e se tornam as mais valiosas da China