Mundo

Irã e potências encerram reunião sobre questão nuclear

Países encerraram reunião técnica, mas não fizeram nenhum comentários sobre eventuais avanços nas negociações


	Hassan Rouhani, presidente do Irã: discussões serviram como preparativo para a próxima rodada, aproveitando uma abertura diplomática criada pela eleição do novo presidente
 (Adrees Latif/Reuters)

Hassan Rouhani, presidente do Irã: discussões serviram como preparativo para a próxima rodada, aproveitando uma abertura diplomática criada pela eleição do novo presidente (Adrees Latif/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 16h51.

Viena - O Irã e seis potências mundiais encerraram nesta quinta-feira uma reunião técnica a respeito das atividades nucleares iranianas, mas não houve comentários sobre eventuais avanços nas negociações.

Os dois dias de discussões serviram como preparativo para a próxima rodada de negociações políticas, em 7 e 8 de novembro, aproveitando uma abertura diplomática criada pela eleição de Hassan Rouhani como novo presidente do Irã.

O pragmático Rouhani, ex-negociador nuclear iraniano, tomou posse em agosto, prometendo resolver a polêmica nuclear e abrandar as sanções internacionais impostas nos últimos anos ao Irã.

Os EUA e seus aliados suspeitam que Teerã esteja tentando desenvolver armas nucleares, algo que a República Islâmica nega, insistindo que seu objetivo é apenas gerar energia para fins civis.

Diplomatas ocidentais disseram que as discussões na representação da Organização das Nações Unidas em Viena podem ajudar a definir os contornos de um acordo preliminar que leve à uma redução no programa iraniano de enriquecimento de urânio, a parte mais polêmica das atividades nucleares.

As discussões, que terminaram por volta de 15h (12h em Brasília), transcorreram a portas fechadas. As seis potências envolvidas são EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIrã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA