Mundo

Irã e EUA têm uma reunião substancial sobre o tema nuclear

Segundo a missão diplomática americana em Genebra, o encontro entre John Kerry e Mohamad Yavad Zarif, que dura já mais de cinco horas, é "substancial"

Kerry e Zarif: reunião faz parte dos esforços para afinar posições sobre o programa nuclear iraniano (Rick Wilking/Reuters)

Kerry e Zarif: reunião faz parte dos esforços para afinar posições sobre o programa nuclear iraniano (Rick Wilking/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2015 às 17h22.

Genebra - Os chefes da diplomacia dos EUA, John Kerry, e do Irã, Mohamad Yavad Zarif, tiveram nesta quarta-feira uma longa reunião em Genebra sobre a questão nuclear, que os Estados Unidos qualificaram de "substancial".

Segundo a missão diplomática americana em Genebra, o encontro entre Kerry e Zarif, que dura já mais de cinco horas, é "substancial".

No meio da tarde, quando já estavam reunidos há um longo tempo, Kerry e Zarif saíram do hotel em que estavam para dar um passeio de 15 minutos pelos arredores, para a surpresa de jornalistas e agentes de segurança.

Em uma breve declaração à imprensa antes da reunião, o ministro iraniano considerou importante seu encontro com o secretário de Estado americano porque evidenciava a disposição das partes não só de avançar, mas também de acelerar o processo negociador.

Zarif também se referiu às caricaturas da revista francesa "Charlie Hebdo", alvo de um atentado jihadista na semana passada, e opinou que um diálogo construtivo com Ocidente seria mais fácil se as sensibilidades dos muçulmanos fossem respeitadas.

A reunião de Kerry e Zarif faz parte dos esforços para afinar posições sobre o programa nuclear iraniano.

O chamado G5+1 - composto pelos cinco países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) mais a Alemanha - negocia há mais de um ano com o Irã mudanças em suas atividades nucleares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísJohn KerryNegociaçõesPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal