Mundo

Irã acusa EUA de violar cessar-fogo após ataque em Bandar Abbas

Governo iraniano afirma que responderá para defender soberania após ataque em Bandar Abbas

Publicado em 28 de maio de 2026 às 08h03.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou nesta quinta-feira, 28, o que classificou como uma violação do cessar-fogo por parte dos Estados Unidos, após um ataque na cidade portuária de Bandar Abbas.

O porta-voz da pasta, Esmaeil Baqaei, afirmou que o Irã “tomará todas as medidas necessárias para defender sua soberania nacional” e também criticou a “retórica ameaçadora” de Washington contra a república islâmica e contra Omã, país que atua como mediador no conflito.

Segundo o governo iraniano, a ação atribuída aos Estados Unidos representa uma escalada das tensões no momento em que há esforços diplomáticos para manter canais de negociação na região.

Em resposta a questionamentos sobre um possível acordo envolvendo o Estreito de Ormuz, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que poderia “explodir” Omã, país que também participa das mediações entre as partes.

*Com AFP

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Por que os incêndios no Canadá estão afetando cidades nos EUA?

Surto de doença leva Taco Bell a retirar alface do cardápio nos EUA

Novo tarifaço atinge US$ 7,2 bilhões de exportações aos EUA, diz ApexBrasil

EUA enviam aeronaves de reabastecimento a Israel antes de possível ataque ao Irã