Mundo

Inflação na Espanha cai dois décimos, para 2,9%

Os preços dos combustíveis e lubrificantes, assim como os dos alimentos e das bebidas não alcoólicas, foram os que mais tiveram influência no índice de agosto

O indicador antecipado é um avanço do IPC, cujo dado definitivo será conhecido em 13 de setembro (Manuel M. Vicente/Wikimedia Commons)

O indicador antecipado é um avanço do IPC, cujo dado definitivo será conhecido em 13 de setembro (Manuel M. Vicente/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 07h11.

Madri - A inflação anualizada na Espanha caiu pelo quarto mês consecutivo e ficou em 2,9% em agosto, dois décimos menos que em julho, segundo o indicador antecipado do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) publicado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os preços dos combustíveis e lubrificantes, assim como os dos alimentos e das bebidas não alcoólicas, foram os que mais tiveram influência no IPC de agosto.

O INE também publicou nesta terça o indicador antecipado do IPC harmonizado (IPCA), que mede a evolução dos preços com o mesmo método em todos os países da zona do euro. Por este método, a inflação anualizada ficou em 2,7% em agosto, três décimos menos com relação ao mês anterior.

O indicador antecipado é um avanço do IPC, cujo dado definitivo será conhecido em 13 de setembro, e não costuma variar de forma significativa.

Os preços apresentaram uma evolução em alta desde setembro do ano passado, quando a inflação anualizada foi de 2,1%, e alcançaram seu máximo em abril deste ano, chegando a 3,8%.

Em maio, embora o IPC tenha continuado a subir, aumentou em menor escala, até ser de 3,5%, e, desde esse mês, continuou sua moderação.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaInflaçãoPiigsPreços

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia