Mundo

Índios e clima serão discutidos antes da Assembleia da ONU

A Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas começa hoje (22)


	Reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York
 (Shannon Stapleton/Reuters)

Reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 07h02.

Atlanta - A três dias da abertura da 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima quarta-feira (24) em Nova York, serão realizados três eventos simultâneos sobre Povos indígenas, Clima e População.

O primeiro deles, a Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas começa hoje (22) com a apresentação de um relatório sobre a situação dos povos indígenas na América Latina, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Amanhã (23), os países-membros da ONU se reúnem para a Cúpula do Clima. Hoje também será realizada uma sessão da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento.

A Cepal apresenta nesta segunda-feira o documento Os Povos Indígenas na América Latina. O relatório será divulgado, em entrevista coletiva, pela secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

O documento mostra dados demográficos sobre a população indígena latino-americana, informações sobre acesso à saúde, educação e outros indicadores de desenvolvimento.

Além disso, segundo a Cepal, ele apresenta uma análise sobre as conquistas das políticas regionais para os indígenas, aponta os desafios sobre a participação política deles e o respeito aos direitos coletivos desses povos.

Simultaneamente à Conferência Mundial Indígena, a ONU promoverá hoje uma Sessão sobre População e Desenvolvimento, Todos os eventos ocorrem na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Na quarta-feira (24), começa a 69ª Assembléia Geral da ONU e, conforme a tradição mantida desde a primeira conferência em 1947, o Brasil abrirá o debate geral.

A presidenta Dilma Rousseff deve viajar esta semana para Nova York.

Acompanhe tudo sobre:ClimaIndígenasONU

Mais de Mundo

Kamala associa Trump a abusadores e golpistas em 1º comício após desistência de Biden

Kamala bate recorde de doações, conquista delegados e deve fechar nomeação nesta semana

Após fala de Maduro, Lula envia Celso Amorim para acompanhar eleição na Venezuela

Trump se torna o candidato mais velho à Presidência dos EUA, e questões sobre sua saúde se acumulam

Mais na Exame