Índia supera 100.000 mortes provocadas pelo novo coronavírus
Pandemia continua provocando grandes danos no país asiático, que é o terceiro com o maior número de óbitos depois dos EUA e do Brasil
AFP
Publicado em 3 de outubro de 2020 às 10h01.
A Índia superou neste sábado a marca de 100.000 mortes provocadas pelo novo coronavírus, de acordo com o balanço oficial, o terceiro país com o maior número de óbitos depois dos Estados Unidos e do Brasil.
Segundo o ministério da Saúde, a Índia registra 100.842 mortes. A pandemia continua provocando grandes danos no país asiático, o segundo mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes.
Desde o início da pandemia o país registra 6,47 milhões de casos de contágio e nas próximas semanas a Índia deve superar os Estados Unidos como a nação com mais infecções.
Especialistas apontam dúvidas sobre a exatidão dos números da Índia, que tem uma população quatro vezes maior que a dos Estados Unidos e registra metade do número de mortes.
"Não sabemos qual é a confiabilidade das taxas de mortalidade na Índia", declarou à AFP o virologista T. Jacob John. "A Índia não tem um sistema de vigilância da saúde pública que documente em tempo real todos os casos de doença e mortes", completou.
Embora as autoridades indianas organizem quase um milhão de testes por dia, quando se considera o percentual da população a taxa é muito menor que a de outros países.
Proporcionalmente, Estados Unidos, por exemplo, submete a testes cinco vezes mais pessoas que a Índia, de acordo com o site de estatísticas globais Worldometer.