Exame Logo

Índia registra recorde de novos casos de covid pelo terceiro dia seguido

O agravamento da pandemia do país tem gerado uma escassez de oxigênio nos hospitais, enquanto o governo intensifica os esforços para aumentar o suprimento

DELHI, INDIA - MAY 15: People buy and commodities in a busy commercial hub, as the country relaxes its lockdown restrictions on May 15, 2020 in Delhi, India. India has relaxed its lockdown restrictions even as the pace of infection has picked up. The COVID-19 disease is spreading at a worrying rate in the country and the death toll in India due to coronavirus stands at 2,760, but despite the grim statistics India has allowed most businesses and services to reopen. India was under a strict lockdown from March 25. (Photo by Yawar Nazir/Getty Images) (Yawar Nazir/Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2021 às 18h36.

Última atualização em 24 de abril de 2021 às 18h53.

A Índia registrou pelo terceiro dia consecutivo um número recorde de novas infecções por coronavírus neste sábado. De acordo com o Ministério da Saúde do país, 346.786 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas e 2.624 pessoas morreram por causa da doença no período. Com isso, o total de infectados subiu para mais de 16 milhões e as mortes já somam 189.544.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Veja também

O agravamento da pandemia do país tem gerado uma escassez de oxigênio nos hospitais, enquanto o governo intensifica os esforços para aumentar esse suprimento, tendo até retirado as taxas alfandegárias que incidiriam sobre os tanques.

"É desolador. É grave.. existe uma escassez extrema de leitos de UTI", disse T.S. Singh Deo, ministro da Saúde de Chhattisgarh, estado a região leste do país.

"Teremos que ser muito cuidadosos nas áreas rurais. Caso se dissemine lá, ficará fora de controle."

O primeiro-ministro, Narendra Modi, cujo governo é criticado por ter relaxado as restrições do vírus rápido demais, encontrou-se com ministros dos Estados mais afetados.

Mais tarde, ele disse que o governo está fazendo um "esforço contínuo" para aumentar os suprimentos de oxigênio, incluindo medidas para redirecionar o oxigênio industrial.

Modi pediu aos Estados que trabalhem juntos para atender as necessidades de remédios e oxigênio e parem de armazenar e vender no mercado negro.

"Todo Estado deveria fazer com que nenhum caminhão de oxigênio, seja destinado ou não a algum Estado, seja parado ou fique retido", disse ele em um comunicado, segundo uma citação.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusÍndiaPandemia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame