Mundo

Índia investiga se Paquistão usou falcão para espionagem

De acordo com a versão indiana o falcão tinha "uma antena convencional" em uma das argolas e, na outra, um pequeno dispositivo "que pode ser uma pequena câmera"


	Falcão: os restos mortais da ave foram encontrados hoje por uma patrulha da força de segurança fronteiriça (BSF) próximo à cidade de Jaisalmer.
 (IUCN)

Falcão: os restos mortais da ave foram encontrados hoje por uma patrulha da força de segurança fronteiriça (BSF) próximo à cidade de Jaisalmer. (IUCN)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2013 às 14h50.

Nova Délhi - As forças armadas indianas investigam se um falcão equipado com dispositivos tecnológicos e que foi encontrado morto nesta segunda-feira na fronteira com o Paquistão era utilizado pelo país vizinho para espionar seu território.

Os restos mortais da ave foram encontrados hoje por uma patrulha da força de segurança fronteiriça (BSF) próximo à cidade de Jaisalmer, no estado de Rajastão, no noroeste da Índia.

"Só restavam os ossos. O falcão já deve ter morrido há um tempo, mas ainda havia duas argolas nas suas patas", explicou por telefone à Agência Efe o diretor-geral da BSF no Rajastão, R.K. Thapa.

De acordo com esta versão, o falcão tinha "uma antena convencional" de 25 centímetros de comprimento em uma das argolas e, na outra, um pequeno dispositivo que "está sendo inspecionado" e "que pode ser uma pequena câmera".

"Neste momento, não podemos descartar que as forças paquistanesas tenham utilizado a ave para espionar nosso território", disse a fonte.

Thapa afirmou também que, na parte paquistanesa próxima à fronteira, há muitos caçadores que às vezes utilizam falcões para localizar outras aves de menor porte. Por isso, é possível que o pássaro encontrado morto fosse utilizado para esta atividade, e não para espionagem.

A Índia e o Paquistão mantêm uma grande rivalidade desde a independência do Império Britânico e do estabelecimento das fronteiras, em 1947, o que levou os dois países a se enfrentarem em três guerras e em vários conflitos menores.

A fronteira indo-paquistanesa, especialmente na disputada região da Caxemira, é uma das áreas mais militarizadas do planeta.

Os dois países já acusaram um ao outro de utilizar animais como pombas e macacos para espionar o território vizinho em diversas ocasiões. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaOriente MédioPaquistão

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA