Mundo

Incêndio no norte da Califórnia ameaça casas e reserva natural

Nas últimas semanas, a Califórnia enfrenta uma série de incêndios em várias partes do Estado e o governador já decretou estado de emergência

Chamas também destroem há dias o Parque Nacional Yosemite e ameaça milhares de casas (Fred Greaves/Reuters)

Chamas também destroem há dias o Parque Nacional Yosemite e ameaça milhares de casas (Fred Greaves/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 10h29.

Última atualização em 1 de agosto de 2018 às 10h30.

Upper Lake - Em meio ao combate a diversos incêndios em todo o Estado, os Bombeiros da Califórnia enfrentam um novo foco na área rural de Covelo, a 290 quilômetros de São Francisco, que ameaça residências e uma área de reserva natural. Segundo o vice-xerife do Condado de Mendocino, Matthew Kendall, as chamas começaram na tarde desta terça-feira, 31, e podem atingir cerca de 60 casas na área rural e também a Floresta Nacional de Mendocino.

"Estamos alertando que as chamas podem atingir as residências", disse. Até o momento, nenhuma casa foi queimada e moradores receberam ordens para deixar a área imediatamente. Aeronaves dos Bombeiros foram acionadas para combater as chamas, mas é incerto quando estarão disponíveis, visto que também atuam em outros incêndios no Estado.

A 64 quilômetros ao sul, entre os condados de Mendocino e Lake, um incêndio na cidade de Lakeport já destruiu sete casas e ameaça outras 12 mil. Ao leste, no condado de Sutter, um foco queimou quatro quilômetros quadrados antes de ser debandado.

Nas últimas semanas, a Califórnia enfrenta uma série de incêndios em várias partes do Estado. O mais destrutivo deles queimou mais de mil casas e matou seis pessoas no município de Redding.

Chamas também destroem há dias o Parque Nacional Yosemite, que ficará fechado até domingo, dia 5, enquanto os bombeiros encerram os combates as chamas, que devem ser controladas até a próxima sexta-feira, 3.

A situação obrigou o governador da Califórnia, Jerry Brown, a decretar estado de emergência. A medida autoriza o governo estadual a deslocar fundos de emergência aos municípios atingidos. A Casa Branca também reforçou ações no Estado com o deslocamento de milhares de bombeiros para combater as chamas e prevenir novos focos.

Os incêndios ocorrem, em sua maioria, devido à onda de calor que avassala a Califórnia. O clima seco e os fortes ventos na região também facilitam a propagação das chamas.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaDesastres naturaisIncêndios

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma