Mundo

Inaugurado na Turquia 1º túnel sob Estreito de Bósforo

A Turquia inaugurou um túnel que liga Ásia e Europa sob o Estreito de Bósforo, uma obra com a qual o país lembra seus 90 anos como República


	Engenheiro dentro do metrô Marmaray, que liga Ásia e Europa pelo Estreito de Bósforo: túnel de 13,6 km de extensão marca 1ª ligação ferroviária entre Europa e Ásia
 (Murad Sezer/Reuters)

Engenheiro dentro do metrô Marmaray, que liga Ásia e Europa pelo Estreito de Bósforo: túnel de 13,6 km de extensão marca 1ª ligação ferroviária entre Europa e Ásia (Murad Sezer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 13h57.

Istambul - A Turquia inaugurou nesta terça-feira, em Istambul, um túnel que liga Ásia e Europa sob o Estreito de Bósforo, uma obra com a qual o país lembra seus 90 anos como República.

O túnel, de 13,6 quilômetros de extensão, 1,4 deles sob o estreito, marca a primeira ligação ferroviária entre Europa e Ásia ao sul da Rússia.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o presidente da Turquia, Abdullah Gül, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan, os chefes do governo de Japão e Romênia, Shinzo Abe e Victor Ponta, além da ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor.

Os primeiros a atravessar o Bósforo através do novo túnel foram as próprias autoridades e os convidados ao ato oficial.

"A partir de hoje, reduzimos o tempo de viagem entre os dois continentes a quatro minutos", declarou Erdogan no discurso oficial de inauguração e pouco antes da partida do primeiro trem.

"Marmaray é um projeto que ficará escrito com letras de ouro na história", completou o primeiro-ministro turco, de orientação islamita moderada.

Além disso, Erdogan destacou que a inauguração do túnel coincide com as celebrações do 90º aniversário da fundação da República da Turquia, ocorrida em 1923, e que a obra segue os passos que começaram a conectar o país com as infraestruturas modernas.

Isso porque, o túnel não servirá somente para trens de cercanias, que transportarão até 1,5 milhão de passageiros por dia em Istambul, mas também para trens de comboios de longa distância que vão da Europa à Ásia.

Em um primeiro momento, o projeto contará apenas com a conexão ferroviária, mas espera-se que, a partir do ano 2015, o tráfego de veículos também seja liberado.

A conexão das linhas férreas está avaliada em 932,8 milhões de euros, enquanto a construção total do projeto Marmaray gira em torno de 3,4 bilhões de euros.

Os primeiros planos de uma via sob o Bósforo se remontam ao ano de 1891, quando o sultão otomano Abdulhamid convocou engenheiros franceses para elaborar o projeto de túnel sob o mar.

*Atualizada às 14h57

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTurquia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua