Mundo

Impasse político na Itália mantém navio com 134 imigrantes à deriva

Em meio a uma batalha entre ex-aliados políticos, o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, impediu o desembarque do navio com imigrantes na Itália

Itália: a imigração se tornou um tema central do plano de Salvini para impor novas eleições (Guglielmo Mangiapane/Reuters)

Itália: a imigração se tornou um tema central do plano de Salvini para impor novas eleições (Guglielmo Mangiapane/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de agosto de 2019 às 11h56.

Itália - Um navio de resgate com 134 imigrantes a bordo, a maioria africanos, aguardava no litoral da Itália nesta sexta-feira em meio a uma batalha entre ex-aliados políticos que impediu a embarcação de atracar em Lampedusa, ilha do sul do país.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, determinou que suas autoridades impeçam o navio de desembarcar os imigrantes, que foram resgatados no litoral da Líbia 16 dias atrás, desafiando seu próprio primeiro-ministro e apesar de seis nações da União Europeia terem concordado em recebê-los.

O sofrimento dos imigrantes ressalta o colapso da coalizão governista italiana e como a imigração se tornou um tema central do plano de Salvini de impor novas eleições à nação e voltar ao poder como premiê.

Cinco pessoas seriamente traumatizadas foram retiradas do navio Open Arms, operado por uma organização espanhola homônima, na quinta-feira, acompanhados de quatro familiares. Outras três pessoas que necessitavam cuidado médico urgente foram levadas à terra firme durante a noite com um acompanhante, informou o Open Arms no Twitter.

"Elas estão se flagelando e ficando com raiva de outras pessoas do grupo", explicou Alessandro di Benedetto, psicólogo do grupo humanitário italiano Emergency, à rádio RAI depois de examinar as cinco pessoas desembarcadas na quinta-feira.

"Algumas delas estão tendo pensamentos suicidas, então pensam que é melhor morrer aqui do que voltar."

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoItáliaNavios

Mais de Mundo

França: pesquisas indicam reviravolta e liderança da esquerda

Avião da Delta faz pouso de emergência nos EUA depois de servir comida mofada

Biden retoma campanha sob pressão cada vez maior

Presidente israelense defende acordo com Hamas que liberte reféns em Gaza

Mais na Exame